Currículo e portfólio


Formação


  • Doutorado-sanduíche na Université Paris VII, França, cursado em 2011.
  • Mestre em Literatura Brasileira pela UnB (Universidade de Brasília), obtido em 2007. 
  • Bacharel em Jornalismo pela UFG (Universidade Federal de Goiás), obtido em 2002. 
  • Licenciatura em Letras: Português pela UFG (Universidade Federal de Goiás), cursando o 2º ano. 

Experiência na Educação Básica

Dos meus 8 anos de experiência como professor, 5 deles são no ensino de Português nos Ensinos Fundamental II e Médio em colégios particulares em Goiânia (Colégio CGA, 2001), Brasília (Centro Educacional Milton Afonso, 2004-2006) e São Paulo (Colégio da Liberdade, 2007).
 
Na minha passagem pelo Ensino Fundamental II e Médio, lecionei as três frentes de Língua Portuguesa: Gramática, Literatura (Brasileira e Portuguesa) e Redação. Tenho disponibilidade para atuar com projetos interdisciplinares, gosto de trabalhar com a resolução de provas anteriores de vestibulares e ENEM, foco em habilidades como correlação de conteúdos e interpretação e análise de textos e faço uso de diferentes estratégias de ensino, diagnóstico de conhecimentos prévios e recursos mnemônicos em sala de aula.
 
Tenho experiência na utilização em classe de materiais apostilados dos sistemas Positivo e Anglo. Fui consultor nacional de Literatura e representante do Centro-Oeste na Comissão de Didáticos da Editora CPB (2005–2007), trabalhando na análise e assessoria de projetos editoriais de livros e apostilas de Português e Literatura para o Sistema Interativo. 


Experiência no Ensino Superior

Dos meus 8 anos de experiência como professor, 3 deles são no ensino superior em disciplinas dos cursos de Letras, Direito, Jornalismo, Português Instrumental, Português para Estrangeiros, Rádio e TV, Administração de Empresas e História (2012-2014).
  
Tenho, além do magistério, experiência na vida universitária em atendimento ao público e divulgação de programas em coordenadoria de assuntos internacionais, orientação e defesas de TCCs, na análise e assessoria de projetos editoriais de livros e apostilas, em tradução freelance, revisão e preparo de originais em editora universitária, elaboração de material impresso e em vídeo para EAD.  


Como Professor Universitário posso lecionar as disciplinas de: Redação Jornalística, Linguagem Jornalística, Jornalismo Cultural e Científico, Jornalismo Científico e Ambiental, Teorias da Comunicação e Teorias do Jornalismo; Língua Portuguesa, Gramática: Norma e Uso, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, Metodologia de Ensino da Literatura; Linguagem Jurídica e/ou Português Forense; Oficina de Escrita Criativa, Comunicação Oral e Escrita, Leitura e Produção de Texto; Literatura e História; Português Instrumental e Português para Estrangeiros.

Ministro aulas teórico-expositivas apoiando a explanação com exemplos de aplicação no cotidiano, conforme a especificidade de cada curso. Um dos diferenciais de minhas aulas é a identificação do conhecimento prévio dos alunos a fim de poder introduzir o conteúdo e, assim, nivelar o conhecimento de todos na turma. 

Faço uso de diferentes estratégias de ensino para trabalhar a interdisciplinaridade e a correlação dos conteúdos entre si, assegurando o aprendizado e estimulando a criatividade. Utilizo músicas, peças teatrais, dados do universo cultural do aluno e recursos tecnológicos para tornar mais eficaz e produtivo o processo de ensino-aprendizagem. Trabalho com recursos mnemônicos que potencializam o processo de ensino a partir de estímulos de ajuda à memória.

Ministro oficinas e palestras nas áreas de Jornalismo Cultural, Jornalismo e Literatura, Direito e Literatura, Metodologia Científica e Literatura e História. Também fui o autor de lições impressas e em vídeo de um Curso de Nivelamento de Português II (2014), material de EAD elaborado para consumo interno e externo do Unasp-EC.


Mais informações podem ser encontradas em meu Currículo Lattes e em meu perfil no LinkedIn.


Interesses pessoais

Filmes favoritos:    Curtindo a Vida Adoidado, Sociedade dos Poetas Mortos, 

                                   Trilogia O Poderoso Chefão.


Músicas favoritas:  MPB, pop/rock, gospel e cristã, clássicos do pop americano, música          
                                   francesa.

Livros favoritos:    A Bíblia

                                  Maravilhosa Graça (Phillip Yancey), 
                                  Caminho a Cristo (Ellen White), 
                                  Recordações do Escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto), 
                                  O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas), 
                                  O Lobo do Mar (Jack London).

Produção intelectual (seleção)



  • 'Prefácio: A palavra anunciando a Palavra'. IN: BARRETO, Diego; CARDOSO, Matheus; FOLLIS, Rodrigo (Org.) Crônicas do Reino. São Paulo: Daikoku, 2014, págs. 13-16.
  • ‘Importantinha, mas Ordinária: a imprensa na dramaturgia de Nelson Rodrigues'. Acta Científica. Ciências Humanas, v. 21, p. 55-65, 2012.
  • 'Temas Stendhalianos e Intertexto Balzaquiano em Lima Barreto'. In: II Encontro de Pesquisas do Francês, 2010, São Paulo/SP. Anais do II Encontro de Pesquisas do Francês. São Paulo, 2010.
  • – 'Clonagem: Muito além da nossa vã dramaturgia'. Jornal Opção, Goiânia/GO, 05 jan. 2003. 




Share/Save

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO